A PROGRAMAÇÃO INCLUI
ATIVIDADES FORMATIVAS: de 12 a 15 de dezembro: palestras musicais, workshops, e rodas de conversa. Local - Centro Cultural da USP São Carlos
APRESENTAÇÕES MUSICAIS: de 13 a 15 de dezembro. Local - Estação Cultura - São Carlos
Atividade Formativa: Palestra Musical
Título: Choro de Breque - Uma experiência musical de pausas e suspenses..
Ministrante: Renan Bertho
Descrição: A presente atividade faz uma abordagem criativa e dinâmica ao repertório composto por uma seleção de Choros em que as pausa, ou breques, são elementos de importância na apresentação. O trio, composto por flauta transversal, pandeiro e violão de sete cordas, convida o público a experimentar uma performance interativa, em que pausas, interrupções, silêncios e suspenses assumem o papel de protagonistas.
Local: Centro Cultural da USP Av. Dr. Carlos Botelho nº1465
Data: 12/12/2024
Horário: 19h30
Duração: 02 horas
Entrada franca
Sobre o Ministrante
RENAN MORETTI BERTHO
Professor do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 2019 e 2020: estágio de pesquisa na School of music da University College Dublin (UCD/Irlanda). Mestrado em Música (com ênfase em etnomusicologia) pela Unicamp. Graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2008). Arte educador de música para educação infantil, ensino médio e ensino superior nas modalidades presencial e EAD (tutor e supervisor na UAB/UFSCar). Atualmente, participa como pesquisador do projeto temático "Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia", coordenado por Suzel Ana Reily onde desenvolve a pesquisa "Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista" (bolsa FAPESP). Desde 2007 atua como flautista em grupos de choro e samba tendo se apresentado em importantes festivais.
Materia na Revista da USP:
12
quinta
dia
Atividade Formativa: workshop
Título: "Princípios básicos da escrita das cordas sinfônicas para música popular"
Ministrante: Thadeu Romano
Descrição da atividade
A presente atividade tem como objetivo apresentar os primeiros passos para lidar com as cordas sinfônicas no âmbito da música popular, como colocar a sonoridade de instrumentos de cordas friccionadas nos arranjos populares, a organologia delas e algumas dicas preciosas para o bom aproveitamento desses instrumentos eruditos na música popular, com exemplos de arranjos, leitura de grade e escrita aplicada.
Local: Centro Cultural da USP Av. Dr. Carlos Botelho nº 1465
Data: 14/12/2024
Horário: 14h30
Duração: 60 min
Entrada franca
Sobre o Ministrante
Thadeu Romano
é músico, maestro, compositor e arranjador e tem como primeiro instrumento o acordeon, seu repertório eclético e vasto, abrange do popular ao erudito e o levou a tocar ao lado de grandes nomes da música entre eles: Yamandú Costa; Cristóvão Bastos; Ivan Lins; Zeca Baleiro; Chico Cesar; Felipe Catto; Vanessa da Matta; Zizi Possi; Renato Teixeira; Edson Cordeiro; Peri Ribeiro; Naylor Proveta; Naná Vasconcelos; e os sanfoneiros Toninho Ferragutti; Dominguinhos; Oswaldinho do Acordeon; Renato Borghetti e Livia Mattos.
Além do acordeom o piano e o bandoneon também são instrumentos tocados por Thadeu, e com bandoneon toca o tradicional tango; as composições de Piazzolla e composições próprias.
Um músico inquieto e ávido por novas experiências transitando, como alguns profissionais de sua geração, pelas mais diferentes formas de gêneros musicais, abrindo assim novas possibilidades para a sanfona. Em 2022 foi convidado pelo Conservatório de Tatuí a assumir a cadeira de Acordeon Erudito e Acordeon Popular, onde constituiu as duas orquestras que se dedica neste momento:
- Orquestra Infanto Juvenil de Acordeons, com estudantes dos 10 aos 16 anos;
- Orquestra dos Povos com alunos dos cursos popular e erudito de todas as áreas do Conservatório, formou uma Sinfônica completa e mais: Acordeons; Violões; Piano e Percussão, com um repertório voltado à música que é tocada no Mundo e peças do folclore de vários países.
14
sábado
dia
Atividade Formativa: Roda/bate-papo
Título: Negros e o Choro
Ministrante: Bira Nascimento
Descrição da atividade
Através de uma roda de conversa, o músico Bira Nascimento propõe reflexões sobre protagonismo dos negros no Choro. Abordando temas como: surgimento, exaltação, empoderamento, novas narrativas, apropriação cultural, entre outros.
O encontro visa uma troca de ideias sobre futuro do gênero através de aspectos históricos relevantes.
A roda permitirá que as experiencias dos interessados conduzam diálogos sobre diversas óticas artísticas e sociais.
Imagens e áudios auxiliaram no desenvolvimento do bate-papo.
Local: Centro Cultural da USP Av. Dr. Carlos Botelho nº 1465
Data: 14/12/2024
Horário: 16h
Duração: 90 min
Entrada franca
Sobre o Ministrante
Bira Nascimento
é flautista, compositor, arranjador e professor de música. Cursa Licenciatura em Música (ECA/USP). Realiza trabalhos na área da cultura popular, com foco no Choro e Samba. Participa ativamente da cena musical do Choro paulistano, assim como de gravações, espetáculos musicais e teatrais. Atualmente, está em processo de produção do seu primeiro álbum autoral e dirige os projetos "Sonhos de Lundu" e “Os 4 companheiros”. Sua composição “Aos 45 do segundo tempo” foi finalista do Festival de Música Radio MEC (2021), na categoria música instrumental.
Atividade Formativa: Whorkshow
Título: Violão Tenor - história e sonoridade.
Ministrante: Tiago Veltrone
Descrição da atividade
O projeto "O Violão Tenor: História e Sonoridade" tem como finalidade e a importância do violão tenor através de uma atividade dinâmica em que o público possa conhecer mais sobre o instrumento e interagir através de perguntas.
O projeto nasceu de uma pesquisa motivada pela atuação de um grande instrumentista que residiu na cidade de São Carlos e teve grande importância na difusão desse instrumento: Álvaro do Violão Tenor.
A partir desse projeto, a presente palestra destaca sua sonoridade única entre outras particularidades que compõem a rica personalidade desse instrumento não muito conhecido e que merece marcar maior presença, não apenas nas formações de Choro, mas nos mais variados gêneros da música instrumental.
A palestra é entremeada com interpretações ao vivo para demonstrar as características e a riqueza sonora do violão tenor.
Local: no palco Estação Cultura
Data: 15/12/2024
Horário: 14h
Duração: 02 horas
Entrada franca
Sobre o Ministrante
Tiago Luis Veltrone
Arte-educador formado em Música pela Universidade Federal de São Carlos, e em bandolim pelo Conservatório de Tatuí. Apresentou-se em importantes festivais de choro como o Festival Chora Porto (Porto Feliz), Chorando sem Parar (São Carlos), Festival Choro da Casa (Ribeirão Preto) e Semana Seu Geraldo de Música (Leme). Atua como arte educador do Projeto Guri.
dia
15
domingo
Sexta, 13/12
Esquenta Chorando
19h00 às 21h00 - Rodas de Choro
Sábado, 14/12
Abertura do programa com
Apresentações Musicais Espetaculares
17h30 - Thadeu Romano & Interior Arraigado
19h30 - Jazz Combo e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
participação do flautista, saxofonista, maestro
e compositor carioca Edu Neves
Domingo, 15/12
12 HORAS DE MÚSICA, SEMPARAR!
10h - Roda de Choro
11h30 - Big Band do Projeto Guri
13h- Roda de Choro
14h - Workshow - A Sonoridade do Violão Tenor - Tiago Veltrone Quarteto
15h - Roda de Choro
16h - Choro in Jazz - John Berman (EUA) & Thadeu Romano Quarteto
17h - Grupo Fios de Choro
18h - Henrique Araújo & Choro Negro
19h - Homenagem ao Maestro Laercio de Freitas por Thalma de Freitas participação - Vanessa Ferreira
19h30 - Orquestra Paulista de Choro
20h30 - Nicolas Krassik (França)
21h10 - Panorama do Choro
21h30 às 22h - Grande final com participações muito especiais